fbpx
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
Inovações tecnológicas

Certificado digital inova na área de saúde

A Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital que mais cresce no Brasil, em parceria com a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados), desenvolveu uma solução criada exclusivamente para a utilização prática e segura da certificação digital no ambiente hospitalar – o Certillion Vault. A solução que pode ser usada em qualquer padrão de smartphones ou tablets, irá facilitar as atividades dos médicos que geralmente trabalham em diversos hospitais e clínicas. Ele é mais seguro que usar o HSM (hardware security module) instalado nos servidores das instituições médicas

O Certillion Vault é uma solução inovadora, facilmente integrada aos sistemas de gestão hospitalares. Inclusive, já está disponível no programa Tasy, uma plataforma moderna e flexível, utilizada por grande parte das instituições de saúde.

Entre as vantagens proporcionadas pela solução, destacam-se as seguintes abaixo:

Para Pacientes:

1.       Atendimento mais ágil e qualificado: menos burocracia e tempo tomado com o preenchimento de formulários, que passam a ser feitos diretamente pelo médico no próprio sistema, na maioria das vezes com uma interface que por si só já permite um tempo bem menor de preenchimento do que os formulários. Com a informação sendo feita toda digitalmente, a assinatura digital é realizada também diretamente no sistema, eliminando a necessidade de documentos físicos, já que a certificação digital garante o mesmo valor legal de assinaturas do que quando feitas de próprio punho.

2.       Os laudos e prescrições médicas ficam mais céleres: é comum que os laudos sejam ditados pelos médicos e que suas respectivas secretárias digitem, imprimam e repassem aos médicos para revisar e posteriormente assinar e carimbar os mesmos. Com o Certillion Vault, o próprio médico pode já digitar dentro do sistema as informações do laudo, assiná-lo na hora e já disponibilizá-lo, tornando mais rápido, inclusive o envio do resultado para o paciente.

Para os médicos e profissionais da saúde:

1.       Utilização segura dos Prontuários Eletrônicos dos Pacientes (PEP)

2.       A assinatura digital pode ser feita pelo computador, celular ou tablet;

3.       Validade jurídica das assinaturas

Para os hospitais:

1.       Redução significativa de fraudes e custos, como o papel

2.       Centralização dos Certificados Digitais de todo corpo clínico em uma única plataforma: o Certificado Digital fica em um cofre na nuvem, com uma integração simples, o que proporciona uma experiência de uso muito tranquila, pois não há necessidade de encaixar nada no computador, guardar e cuidar bem de tokens ou cartões.

Essa é a segunda ferramenta desenvolvida pela Soluti para atender esse segmento de saúde. Recentemente também lançou o Certillion Lab, impulsionado principalmente pela portaria RDC 3021, da Anvisa, que entrou em vigor em julho, criando a obrigatoriedade do uso do certificado digital para assinaturas eletrônicas na emissão dos laudos. O principal objetivo da ação é coibir problemas provocados por assinaturas escaneadas e coladas no papel, que desde julho passaram a não ter mais suporte legal. “A iniciativa da Anvisa vem de acordo com o principal mote de aplicação da certificação digital, ao garantir aos pacientes mais segurança em relação a documentos como laudos e prontuários eletrônicos, que tem cada vez mais sido usados no segmento médico”, explica Michel Medeiros, CEO da Soluti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×