fbpx
segunda-feira, maio 27, 2024
DestaqueHVAC

Comissionamento atesta qualidade de sistemas

O comissionamento é atividade cada vez mais realizada no mercado das ciências da vida. Assegura que os sistemas e componentes de uma indústria estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais.  Na prática, o processo de comissionamento consiste na aplicação de um conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia  para verificar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento, desde os individuais, como peças, instrumentos e equipamentos, até os mais complexos, como módulos, subsistemas e sistemas. Abrange diversos tipos de instalações (HVAC, elétrica, automação, etc.), sistemas (refrigeração, ar condicionado, ar comprimido, etc.) e equipamentos (chillers, condicionadores, ventiladores, bombas, etc.).

O comissionamento é normalmente dividido em quatro etapas: projeto, instalação, start-up e desempenho.  No projeto, o comissionamento inclui a análise critica do mesmo, passando pelo acompanhamento das instalações conforme evolução, teste de estanqueidade dos dutos, verificação dos itens instalados em confronto com o projeto, acompanhamento do start-up, TAB (Teste, Ajuste e Balanceamento) e a emissão dos relatórios (book) de comissionamento.

Caso não se utilize esta ferramenta, a possibilidade de problemas durante o start-up é maior. O comissionamento é fundamental para uma instalação farmacêutica, uma vez que abrange todas as etapas de implantação. A sua não realização poderia causar diversos problemas como instalação não conforme com o projeto e outros ligados ao desempenho da instalação, que será verificado após o start-up.

Um exemplo prático de atividades de comissionamento realizadas para sistemas de climatização é o teste de estanqueidade dos dutos, em que os mesmos são pressurizados conforme sua classe de fabricação e verifica-se o vazamento ocasionado. O segundo exemplo prático é o TAB (Teste, Ajuste e Balanceamento), em que são realizados os ensaios de vazão dos condicionadores, ventiladores, exaustores, bem como a distribuição do ar nas grelhas, difusores e tomadas de ar externo.

No caso de sistemas de HVAC, as atividades de comissionamento incluem, segundo Conforme o volume 5 do ISPE:

– Elaborar o Plano de Comissionamento;

– Elaborar o Cronograma de Comissionamento;

– Elaborar o Orçamento de comissionamento;

– Elaborar o Plano e realizar as inspeções em fabricantes (diligenciamento);

– Elaborar o Plano e executar o teste de aceitação em fábrica (FAT);

– Elaborar os Planos e os testes de inspeção no site (SAT);

– Elaborar os Planos e executar os testes funcionais;

– Testes e Ajustes dos sistemas;

– Calibrações;

– Teste de verificação de desempenho funcional;

– Elaborar o Plano de Treinamento das equipes de operação e Manutenção;

– Elaborar o Plano de “hand-over” transferência de responsabilidades para equipes de operação e manutenção dos sistemas;

– Elaborar e revisar todos os respectivos relatórios das atividades de Comissionamento.

 Redação – Portal Boas Práticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×