fbpx
domingo, junho 23, 2024
Esterilização

Perguntas frequentes sobre controle de infecção

O Portal Boas Práticas divulga periodicamente algumas das principais dúvidas sobre o controle de infecção e serviços de saúde.

Existe alguma Norma ou Portaria que determine a frequência mínima, para a realização de testes Bowie & Dick?

O Teste Bowie & Dick ou indicador específico de equipamento deverá ser usado diariamente na autoclave pré-aquecida, antes do primeiro ciclo do dia com carga. O pré-aquecimento é necessário quando o equipamento fica desligado e frio. É importante fazer um ciclo de 3,5 a 4,0 minutos a 134ºC, devendo ser omitida a secagem. Não se aplica em autoclaves gravitacionais

Apresentação: folhas únicas impregnadas com tinta termo-química, que muda de coloração quando exposta à temperatura e pacote teste para pronto uso

Quantidade de materiais utilizados: um pacote para pronto uso ou uma folha para cada teste realizado

Você encontra essa orientação em qualquer livro de Esterilização como por exemplo: “Recomendações práticas para processos de esterilização em estabelecimentos de saúde” (Guia elaborado por enfermeiros brasileiros, 2000).

Fonte: Anvisa

 Clique aqui e leia as outras dúvidas sobre o assunto.

 

Consulte a  CBE clicando no banner localizado na lateral esquerda do Portal e saiba mais sobre o processo de esterilização.

Em operação desde 1978, a empresa é precursora da esterilização gama no País e possui o maior acelerador de partículas (E-BEAM) da América Latina. A CBE oferece com exclusividade esses dois tipos de tecnologia aos mais variados segmentos do mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×