fbpx
domingo, abril 21, 2024
Esterilização

Tecnologia gama: solução para prevenir danos aos consumidores

Dentre os segmentos ligados às ciências da vida, a radiação gama pode ser utilizada para esterilização, descontaminação ou redução de carga de materiais médico-hospitalares, produtos e acessórios para laboratórios, produtos farmacêuticos, produtos veterinários e cosméticos.

O processo de esterilização de materiais na medicina tem várias utilidades, como por exemplo irradiação de produtos destinados a transplantes e implantes, esterilização de materiais descartáveis, como luvas, seringas, agulhas, gaze, mascaras cirúrgicas, entre outros. No caso dos cosméticos, a tecnologia é usada para descontaminação ou redução da quantidade microbiana no produto e suas matéria- primas, indo ao encontro de padrões de qualidade cada vez mais rigorosos. Além disso, a proibição do uso de óxido de etileno para descontaminação de materiais que não sejam médico-hospitalares torna a irradiação com raios gama praticamente a única alternativa para esterilização a frio de matérias-primas.

No caso de produtos farmacêuticos e veterinários, está em jogo também a qualidade microbiológica dos produtos e de suas matérias-primas, já que é necessário seguir padrões microbiológicos para manter os produtos inalterados durante o seu prazo de validade e prevenir danos aos consumidores.

Quem oferece o serviço:
CBE
http://cbesa.com.br/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×