fbpx
domingo, abril 21, 2024
Inovações tecnológicas

Tecnologia a favor da saúde

Com o desenvolvimento de técnicas de computação, que utilizam os recursos de hardware e software em smartphones, é possível aproveitar a tecnologia computacional de forma gratuita como aliada nos cuidados com a saúde. Uma boa notícia para aqueles que têm o objetivo de cumprir as promessas de final de ano que envolvem cuidados com a alimentação e exercícios físicos.

Para auxiliar no acompanhamento das ações que estão sendo tomadas existem aplicativos para dispositivos móveis com essa finalidade. Um exemplo gratuito, disponível para Android e iOS, é o iCare Health Monitorque realiza medições de vários parâmetros corporais, incluindo frequência cardíaca, pressão arterial, oximetria de pulso, entre outros. Como este aplicativo faz isso? Por meio da aplicação computacional na engenharia biomédica. Fazendo uma rápida análise percebemos que em alguns testes a câmera do celular e a sua luz de flash são utilizadas para fazer medições. No caso de teste de visão são mostradas informações na tela, no de audição um fone de ouvido é utilizado e no de capacidade pulmonar o microfone do próprio dispositivo. Após o resultado, o aplicativo mostra uma faixa com valores mínimos e máximos para aquela medida. Em alguns casos, ele também apresenta um texto com recomendações e salva um histórico das medições.

Mas esta não é a única opção. Também existem dispositivos com aplicação específica para o monitoramento físico em tempo real. Neste momento, estão em alta os smartwatches ou pulseiras esportivas, classificados em uma categoria chamada wearable – tecnologia utilizada pelo usuário como uma peça de vestuário. Eles representam investimentos em um acessório adicional ao smartphone e é preciso pesquisar qual modelo possui todas as funcionalidades desejadas.

E é importante destacar que este tipo de tecnologia não fica restrito a medição. Há também aplicativos com uma funcionalidade mais de orientação, como o Freeletics Gym, que funciona como um personal trainer para quem faz academia. Este aplicativo é considerado o treino digital mais eficaz do mundo. Há também outras aplicações como as versõesBodyweightRunning e Nutrition. E diante de tantas opções, é claro que devemos utilizar aplicativos como estes com cautela e procurar um profissional para confirmar as informações, buscar orientações e, se for o caso, realizar exames de laboratórios confiáveis e homologados para tal fim. Vale apresentar a um profissional da área da saúde ou a um educador físico o aplicativo para verificar se as informações são confiáveis e se podem ser utilizadas para acompanhamento.

Independente da escolha, como podemos ver, a tecnologia computacional com aplicação em saúde já está disponível, muitas vezes de forma gratuita, para quem tiver um smartphone. E continua evoluindo para facilitar a vida das pessoas.

Autor: Ederson Cichaczewski – professor do curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário Internacional Uninter.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares
×